São Paulo, 22 de janeiro de 2008

Área de Júpiter confirma elevado potencial do pré-sal na Bacia de Santos

A descoberta de uma nova reserva no pré-sal da Bacia de Santos, anunciada ontem pela Petrobras, pode ser decisiva para o Brasil conseguir a auto-suficiência na produção de gás natural.

O diretor de Exploração e Produção da companhia, Guilherme Estrella, ressalta que, somente após a reentrada no poço, que a Petrobras pretende realizar ainda este ano, poderá ser realizado um teste de produção e confirmar o volume do reservatório. “Há chance de encontrarmos óleo”.

A manutenção programada da sonda que realizou a perfuração no local obrigou a empresa a deixar o poço antes de realizar o teste de produção. O custo deste primeiro poço ficou entre US$ 60 milhões e US$ 70 milhões.

A área teria estrutura semelhante à do campo de Tupi, localizado a 37 km da área. Na avaliação do diretor, a descoberta reforça que praticamente não há risco exploratório no pré-sal. “Todos os blocos do pré-sal tiveram sucesso exploratório, o que confirma a alta prospectividade da região”. Somente na Bacia de Santos a companhia tem participação em 13 blocos em fase exploratória no pré-sal.


<<< voltar ao índice