São Paulo, 18 de fevereiro de 2008

Informações furtadas da Petrobras eram "segredo de Estado", afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, durante a visita à Estação Antártica Comandante Ferraz, que as informações contidas nos equipamentos furtados da Petrobras eram "segredos de Estado". Para o presidente, é preciso aguardar com tranqüilidade as investigações que estão sendo conduzidas pela Agência Brasileira de Inteligência – Abin, Polícia Federal e Petrobras, não fazendo insinuações acusando qualquer pessoa ou inocentando qualquer pessoa.

"O dado concreto é que a Petrobras já tem todas as informações que ela precisava ter sobre o Júpiter e sobre o Tupi, portanto, quem roubou, não roubou nada que a Petrobras não conhecesse ainda".

Nesse sentido, o presidente acrescentou que não há problema do ponto de vista dos interesses econômicos do Brasil. "Do ponto de vista estratégico é que nós estamos querendo saber o que aconteceu de verdade, porque são apenas três empresas no mundo que trabalham com esse tipo de trabalho de prospecção, de estudos e portanto, roubaram os softwares que continham informações que eram segredo de Estado. é uma coisa grave que nós estamos investigando. Nessas alturas do campeonato, o que vale menos é o palpite. O que vale é a investigação séria que estamos fazendo para apurar o que aconteceu de fato".

A Polícia Federal ainda não sabe se o caso envolve apenas perda material ou também é parte de um plano de espionagem. Foram furtados dois notebooks e um disco rígido com informações da Petrobras, que estavam sendo transportados dentro de um contêiner que partiu do porto de Santos / SP no dia 18 de janeiro em direção a Macaé / RJ.

A Petrobras confirmou, sem dar detalhes, que equipamentos e materiais que continham informações importantes, foram furtados em instalações de empresa que presta serviços especializados – e que possui cópias das informações.


<<< voltar ao índice