São Paulo, 12 de fevereiro de 2008

Petrobras batiza primeira plataforma para produção de petróleo extrapesado

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, e o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthasar, batizaram o FPSO Cidade de Rio das Ostras, que será instalado no campo de Badejo, na Bacia de Campos. Trata-se da primeira plataforma marítima projetada para produzir petróleo extrapesado no país

Com capacidade para processar petróleo de 12,8º API e 300 cP em condições de reservatório – o que caracteriza esse óleo como o mais pesado e mais viscoso a ser produzido em campos marítimos no Brasil –, a unidade será utilizada como projeto-piloto de produção do reservatório de Siri, localizado naquele campo, em lâmina d’água de 95m.

O FPSO Cidade de Rio das Ostras, com capacidade para produzir até 15 mil barris de óleo por dia, será um laboratório para o desenvolvimento de outros campos marítimos de óleo extrapesado, como Marlim Leste, Albacora Leste, Papa-Terra e Maromba, todos na Bacia de Campos. “O projeto descortinará cenários importantes para a produção de óleo extrapesado no mar, um desafio em todo o mundo. Além disso, fornecerá informações que permitirão a apropriação de reservas não provadas de petróleo extrapesado”, disse Guilherme Estrella.

Afretado à Teekay-Petrojarl, a nova plataforma tem capacidade para produzir, em dois poços, até 15 mil bpd e de estocar até 200 mil barris. A previsão é que a unidade entre em operação até o final do primeiro trimestre deste ano.


<<< voltar ao índice