São Paulo, 10 de Setembro de 2007

Petrobras declara comercialidade do Campo de Xerelete

A Petrobras declarou a comercialidade do campo Xerelete, localizado na porção sul da Bacia de Campos. Os estudos geológicos preliminares indicam que a área total da acumulação pode atingir mais de 26 km², contendo um volume in place estimado de cerca de 1,4 bilhão de barris de petróleo equivalente.
Em nota oficial, a companhia informa que estudos adicionais estão sendo realizados para melhor definição do projeto de desenvolvimento da produção deste novo campo.
Uma parte do campo está localizada no antigo bloco BC-2 (da Rodada Zero) e outra parte no BM-C-14 (área arrematada na Terceira Rodada pela Petrobras, em parceria com a Total e a Devon).
O poço descobridor de Xerelete, 1-EPB-1-RJS, perfurado em uma lâmina d´água de 2.483 metros, atingiu, a 3.478 metros de profundidade, reservatórios arenosos portadores de petróleo de 17,5° API. A produtividade desta acumulação foi confirmada através do poço de delimitação 3-RJS-648 (3-BRSA-481-RJS), onde foram registradas vazões de até 2,5 mil barris de óleo por dia. Neste poço foi alcançado um novo recorde mundial pela utilização de Bomba Centrífuga Submarina Submersa. em lâmina d'água dessa ordem (2.460 m).


<<< voltar ao índice