São Paulo, 18 de Maio de 2007

Biocombustíveis e exploração de petróleo unem Petrobras a portugueses

A Petrobras e a portuguesa Galp Energia assinaram hoje um memorando de entendimentos para formar uma joint-venture para avaliar oportunidades na área de biocombustíveis. O memorando prevê a realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira para produção, comercialização e distribuição de biocombustíveis. As negociações deverão ser concluídas em julho, e o início da produção está previsto para 2010.

Pelo acordo, haverá troca de experiências e estudos para definir a logística e a localização da planta de produção do combustível em território brasileiro.

Outro acordo foi assinado com a Galp e a Partex para exploração e produção em quatro blocos offshore na Bacia de Lusitaniana, em Portugal. A Petrobras será a operadora das áreas e terá 50% de participação, enquanto a Galp ficará com 30% e a Partex 20%.

O contrato fechado prevê um período de oito anos para exploração, com aquisição sísmica e perfuração de poços. Os investimentos previstos nessa primeira etapa variam de US$ 20 milhões a US$ 30 milhões, mas poderão ser alterados com as avaliações técnicas dos estudos.


<<< voltar ao índice