São Paulo, 10 de fevereiro de 2006

PQU e WEG apresentam projeto mundial de motor elétrico

O grupo WEG desenvolveu, em parceria com a Petroquímica União, um motor elétrico pioneiro, cuja tecnologia já está ajudando a empresa a aumentar o índice de eficiência nas instalações.

O equipamento - patenteado e lançado no mercado com o nome Well (Weg Extended Long Life) - apresenta maior confiabilidade e tem durabilidade pelo menos duas vezes maior que o modelo tradicional.

Fruto de pesquisa e desenvolvimento feitos pelas duas empresas, no período de quatro anos, a PQU investiu, primeiramente, R$ 600 mil na troca de 40 motores. A meta atual é a substituição dos outros 80 motores tradicionais usados na planta, com a aplicação de mais R$ 1,5 milhão nos próximos três anos.
Segundo o gerente de manutenção da PQU, Nelson Baldi, o desenvolvimento ocorreu como parte da política empresarial de buscar o aprimoramento da eficiência e a redução do nível de falhas.

"Precisávamos de um equipamento com qualidade, com longo período de vida, de fácil manutenção e que não prejudicasse o meio ambiente."

Segundo Baldi, foram repassados à WEG os requisitos necessários em termos de durabilidade, vibração e ruído, e o produto foi sendo melhorado.

O projeto do maquinário levou em conta as características da atividade, sendo desenvolvido para que não soltasse faísca, para que o ventilador de refrigeração interna fizesse o menor ruído possível e para que a carcaça fosse mais robusta, para durar mais e também absorver mais os ruídos.

Baldi ainda destaca que o motor também foi feito para consumir menos energia com maior potência e contribuirá ainda mais para o aumento da produtividade, da eficiência e conseqüentemente, da competitividade da companhia no mercado.

Para completar, o novo motor elétrico ainda gera benefícios à saúde dos empregados, já que o equipamento foi projetado para ter nível de ruído de 30% a 40% menor que o existente no mercado.


<<< voltar ao índice