São Paulo, 14 de janeiro de 2005

PQU e Petrobras assinam contrato para fornecimento de gás de refinaria

Com a assinatura do acordo de fornecimento de gás de refinaria, fechado com a Petrobras, a Petroquímica União viabiliza seu projeto para ampliação da capacidade produtiva em 320 mil toneladas anuais de produtos petroquímicos, das quais 200 mil toneladas de eteno.

Segundo o diretor-superintendente da PQU, Wilson Matsumoto, as bases da negociação asseguram à petroquímica o fornecimento de 1,2 milhão de m³/dia de gás residual de refinaria, matéria-prima vinda da Refinaria Henrique Lage - Revap e da Refinaria de Capuava - Recap, que será suficiente para a ampliação de cerca de 130 mil toneladas/ano de eteno.

Outras 70 mil toneladas de eteno deverão ser geradas por meio de cargas líquidas - a PQU ainda busca equalizar uma fonte de fornecimento.

Com investimento de US$ 175 milhões, a implantação do projeto demandará cerca de 30 meses. O cronograma prevê o início das operações para meados de 2007. No momento, a empresa está finalizando a etapa de engenharia básica e iniciando o processo de licenciamento ambiental.

"Na assinatura deste contrato todas as partes saem ganhando: a PQU que vai expandir seu Pólo Petroquímico, a Petrobras que vai aumentar sua venda de gás, mas acima de tudo, esse convênio trará o crescimento de emprego e desenvolvimento para a região do ABC", destacou o diretor da Área de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.


<<< voltar ao índice