Rio de Janeiro, 1º de fevereiro de 2005

Consórcio liderado pela Petrobras vence rodada na Líbia

A Petrobras, em consórcio com a Oil Search Limited, foi uma das vencedoras na primeira rodada de licitações promovidas pela National Oil Corporation da Líbia - NOC, adquirindo os direitos exploratórios e de partilha de produção para a Área 18, localizado no Mar Mediterrâneo.

O contrato prevê um período de cinco anos para a fase exploratória. Deverão ser investidos pelo menos US$ 21 milhões durante esse período, seguido de uma etapa de 25 anos, durante a qual serão compartilhados os direitos de produção com a NOC.

O consórcio Petrobras/Oil Search Limited apresentou propostas para mais duas áreas de um total de 15 áreas ofertadas nesta rodada.

A Área 18 é formada por quatro blocos, com uma extensão total de 10.307 km² e está situada na porção noroeste da costa Líbia, no mar Mediterrâneo, onde a profundidade varia de 200 a 700 metros. Nesta região estão em produção campos gigantes de óleo e gás, como os de Bouri, Al-Jurf, Bahr Essalam. Também em blocos adjacentes já foram realizadas várias descobertas importantes de óleo e gás que ainda não foram desenvolvidas, como as áreas G1-NC35A, C1-NC35A e E1-NC41.

Pelos termos do acordo com a Oil Search Limited, a Petrobras será a operadora do consórcio, com participação de 70%.


<<< voltar ao índice