Rio de Janeiro, 1º de fevereiro de 2005

Petrobras contrata tecnologia de hidrodessulfurização

A Petrobras fechou contrato com a francesa Axens para execução do projeto e licenciamento da tecnologia de hidrodessulfurização da nafta craqueada. para melhoria da qualidade da gasolina.

O objetivo do projeto é atender a condições ambientais e adequar a gasolina às especificações da ANP que passam a valer em 2009. Hoje, a gasolina da Petrobras emite 1.000 ppm de enxofre, e a estimativa da empresa é reduzir este valor para 50 ppm.

"A melhoria da qualidade dos derivados deve propiciar vantagens competitivas em relação a exportações", avalia o diretor da Área de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

Parte integrante do programa de investimentos denominado Carteira de Gasolina, o empreendimento conta com a construção de dez unidades de hidrodessulfurização de nafta craqueada até 2009, nas refinarias Reduc, Regap, Revap, RPBC, Repar, Refap e duas unidades nas refinarias Rlam e Replan.

Com recursos da ordem de US$ 1,6 bilhão, esta Carteira também compreende a construção de importantes unidades complementares, necessárias para a produção de hidrogênio consumido no processo, recuperação de enxofre removido, tratamento e disposição de água consumida, produção de vapor e energia.

O projeto básico está sendo executado nas instalações da Axens na França, com duração prevista de treze meses. Para garantir a qualidade do empreendimento, foi montada uma equipe de técnicos residentes, com representantes do Centro de Pesquisas e do Abastecimento-Refino.


<<< voltar ao índice