Notícias online — Março de 2004
Salvador, 05 de março de 2004
Bahia quer ocupar lugar de destaque no petróleo

A Bahia quer voltar a ter destaque no cenário nacional de petróleo. Um esforço conjunto entre o Governo do Estado, Federação das Indústrias e Agência Nacional do Petróleo é a injeção de ânimo que faltava para revitalizar a atividade de exploração e produção de petróleo no Estado.

"Vivemos uma situação de transição: por um lado os campos maduros localizados na Bahia têm importância relativamente menor para as grandes companhias. Mas por outro lado, essa quantidade de campos maduros cria uma situação nova, que é a possibilidade de se revitalizar esses poços, e da criação de uma nova categoria de pequenos produtores de petróleo", avalia o diretor da ANP, Haroldo Lima.

O diretor cita como exemplo o Canadá, onde existem cerca de três mil empresas convivendo ao lado das grandes majors. "Só no Texas, existem cerca de oito mil pequenos produtores, com até quatro poços. Aqui na região do Recôncavo existem mais de 1.500 poços maduros".

Entusiasmado com a idéia de atrair empresas nacionais para o negócio, Haroldo Lima prepara um encontro com empresários nordestinos, a ser realizado na sede da Fieb em abril. O tema: 6ª Rodada de Licitações. "Realizamos uma audiência sobre a 6ª Rodada no Rio de Janeiro. Apareceram 91 grupos, nenhum nordestino". (FB)




Todos os direitos reservados a Valete Editora Técnica Comercial Ltda