Notícias online — Junho de 2004
Camaçari, 30 de junho de 2004
Cetrel e Odebrecht firmam consórcio para prestação de serviços ambientais

A Cetrel - Empresa de Proteção Ambiental do Pólo Industrial de Camaçari acaba de firmar consórcio com a Construtora Norberto Odebrecht, passando a constituir a maior empresa brasileira de engenharia ambiental.

"O Consórcio Cetrel - Odebrecht - CCO procura estabelecer um importante diferencial no mercado, associando a capacidade empreendedora e o prestígio institucional da Odebrecht com a tecnologia e a experiência da Cetrel na área de proteção ambiental", explica o diretor-superintendente da Cetrel, Carlos Eugênio Bezerra de Meneses.

O superintendente lembra que a Cetrel é responsável pela proteção ambiental no pólo petroquímico de Camaçari desde o início de operação do complexo, em 1978, e representa um investimento global da ordem de US$ 250 milhões. Ao longo dessa trajetória, a empresa foi ampliando gradativamente seu escopo de atividades e hoje atua em todos os campos da engenharia ambiental, prestando serviços não mais apenas às indústrias de Camaçari como a empresas de todo o país.

"O consórcio com a Odebrecht tem a intenção de estabelecer a maior empresa de proteção ambiental do país e disputar um mercado de concorrência acirrada e que foi capaz de atrair importantes multinacionais, que vêm atuando geralmente associadas a empresas brasileiras. Trata-se de um mercado de grande porte e o Consórcio pretende alavancar negócios que possam, já a partir de 2006, começar a render cerca de R$ 150 milhões por ano, numa projeção inicial".

Segundo Carlos Eugênio, o consórcio surgiu para atender as demandas crescentes do mercado de engenharia ambiental, para possibilitar oportunidades efetivas de negócios e resultados econômicos expressivos para ambas as partes. A idéia vinha sendo discutida desde o ano passado e se materializou em abril deste ano, com a assinatura do documento de criação do consórcio.

O Consórcio Cetrel - Odebrecht deverá centrar seu foco, inicialmente, nas áreas de gestão de resíduos sólidos - abrangendo co-processamento, incineração e destinação final - e remediação de áreas degradadas. Mas a nova empresa pretende atuar, também, em outros campos da engenharia ambiental, como o tratamento de efluentes e reuso da água, tratamento de águas e esgotos domésticos, implantação e operação de estações de tratamento, remediação de solo e águas subterrâneas, serviços de laboratório e monitoramento ambiental.




Todos os direitos reservados a Valete Editora Técnica Comercial Ltda