Notícias online — Junho de 2004
São Paulo, 30 de junho de 2004
Abiquim discute mudanças no Atuação Responsável

Há cerca de um ano a industria química vem discutindo a adoção de novas práticas no programa Atuação Responsável. O assunto foi tema do 8º Congresso de Atuação Responsável, realizado em São Paulo.

O tema Desenvolvimento Sustentável é um dos assuntos que vêm ganhando ênfase nessa revisão. "Desenvolvimento Sustentável deixará de ser apenas um conceito", disse o presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Carlos Mariani, durante a abertura do Congresso.

Passados 12 anos da adoção do programa Atuação Responsável, a Abiquim comemora a evolução dos indicadores de desempenho ambiental e de segurança ocupacional. "Houve uma profunda mudança na maneira como encaramos essas questões. É difícil saber o quanto ganhamos, mas teríamos perdido muito sem o programa", comenta Mariani.

O coordenador da Comissão Executiva do Atuação Responsável, Antonio Rollo, contou que, entre as novidades que a revisão do programa trará, estão a obrigatoriedade do Verificar e a extensão do programa à cadeia de valor. "Não adianta a industria química trabalhar sozinha", avalia o coordenador.

Outras preocupações serão as questões da violência urbana e da contaminação de áreas.

O processo de revisão mundial do "Responsible Care" foi analisado pelo vice-presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Pedro Wongstchowski - que adiantou que haverá uma uniformidade na aplicação dos indicadores de desempenho em todos os países que aplicam o Responsible Care.

Os resultados obtidos pela indústria química com a aplicação do Programa Atuação Responsável foram apresentados pelo coordenador da Comissão Técnica do Atuação Responsável, Jorge Soto,. "Estamos ficando cada vez mais eco-eficientes", avalia o coordenador.




Todos os direitos reservados a Valete Editora Técnica Comercial Ltda