Depois de um embate sobre a construção de um oleoduto,
a relação entre a governadora do Rio, Rosinha Garotinho,
e a Petrobras tem um novo capítulo: o processo de licitação
da plataforma PRA-1. "Tenho informações extra-oficiais
de que ficou R$ 80 milhões mais cara. Gostaria de ter mais
transparência sobre esses dados", disse Rosinha, logo
após a solenidade da assinatura de contratação
de plataformas, no Palácio do Planalto.
O descontentamento de Rosinha refere-se a parte da obra vencida
pelo consórcio formado por Odebrecht e Ultratec, em detrimento
da proposta do estaleiro Mauá Jurong, de Niterói.
"Não vi nenhuma reclamação da empresa
que teoricamente estaria prejudicada", rebateu o presidente
da Petrobras.
Em audiência pública na Comissão de Infra-Estrutura
do Senado, o presidente da Petrobras, informou que a licitação
foi cancelada por preço excessivo, e em seguida foi iniciado
processo de negociação direta com as empresas participantes
- Mauá-Jurong, Camargo Corrêa/Andrade Gutierrez e Odebrecht/Ultratec.
As propostas das duas primeiras participantes não comprovaram
viabilidade técnica para içamento dos módulos.
Dutra demonstrou ainda à Comissão que o preço
inicial apresentado pelo estaleiro Mauá-Jurong - R$ 884.531.720,00
- não corresponde ao preço final da proposta do estaleiro
- somando-se ao preço inicial as duas cotações
em separado feitas pelo estaleiro - uma no valor de R$ 57.125.905,40
para serviços de apoio e logística, e outra no valor
de R$ 8.689.089,63 para recursos adicionais de salvatagem. Aplicando-se
sobre o total os 4% relativos ao seguros previstos no contrato,
que não estavam contemplados na proposta da Mauá-Jurong,
a soma atingia o montante de R$ 996.360.583,63. Este valor é,
segundo a Petrobras, superior ao valor do contrato firmado com o
consórcio CNO/UTC, vencedor da licitação, de
R$ 988.968.762,37.
Mesmo sem a construção dos módulos da PRA-1,
o Estado do Rio de Janeiro vai receber a maior parte dos investimentos
em novas plataformas - um total de R$ 4,9 bilhões nos contratos
da P-51 e da P-53..
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