Notícias online — Julho de 2004
São Paulo, 20 de julho de 2004
CVRD assume logística da Ipiranga Petroquímica

A Companhia Vale do Rio Doce irá gerenciar a logística da Ipiranga Petroquímica por três anos, período em que ficará encarregada de toda a operação no Brasil e exterior.

Inédita no país, a parceria é a primeira quarteirização do setor petroquímico brasileiro - a Docenave, empresa de navegação costeira da CVRD, administrará todos os provedores terceirizados que prestam serviços para a Ipiranga Petroquímica. Isso representa cerca de 30 empresas que realizam as operações de ensaque, transporte, armazenagem, seguros, documentação e gerenciamento de risco, que prestam serviços para a IPQ, movimentando cerca de 600 mil toneladas/ ano para os mercados nacional e externo.

A Ipiranga Petroquímica espera reduzir em 5% ao ano nos custos logísticos - hoje calculados em R$ 90 milhões. "A parceria com uma empresa especializada em logística é um passo estratégico para obter excelência nesta área e permitir concentrar ainda mais esforços na produção com qualidade, desenvolvimento de produtos, assistência técnica e relacionamento comercial com nossos clientes", afirma o diretor comercial da empresa, Eduardo Tergolina.

Até então, a Ipiranga Petroquímica realizava a gestão nesta área com aproximadamente 40 empresas, por intermédio de um departamento próprio, buscando benchmarking com outras empresas do setor no Brasil e no exterior. Suas atividades de transporte, armazenagem e manuseio de produtos já eram terceirizadas.

As empresas não revelam o valor do contrato - mas o sistema prevê o rateio de eventuais ganhos ou perdas entre as duas partes. O desempenho dos serviços será aferido em pesquisas semestrais.




Todos os direitos reservados a Valete Editora Técnica Comercial Ltda