Notícias online — Janeiro de 2004
São Paulo, 17 de janeiro de 2004
Produção de resinas cresce 6% em 2003

A produção nacional de resinas termoplásticas cresceu 6,26% em 2003, em comparação ao ano anterior, alcançando 3.804.937 toneladas. Os dados são do Sindicato da Indústria de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo - Siresp.

Segundo a entidade, o incremento ocorreu para atender a demanda do mercado externo, que apresentou alta de 42%. "Fatores como a queda nas taxas de juros, a melhora na situação cambial, a abertura de novos mercados e a recuperação da economia argentina contribuíram ainda mais para o setor obter este resultado", afirma José Ricardo Roriz Coelho, presidente do Siresp.

As resinas que tiveram melhor desempenho nas vendas externas foram o PEAD (21%), o PEBD (32%), o EVA (49%), o PEBDL (55%), o PVC (57%) e o PP (156%).

As vendas especiais para exportação de produtos plásticos transformados (VIPE) cresceram 76,14%. Segundo Ricardo Roriz, a boa performance reflete o esforço da cadeia petroquímica e do plástico em aumentar as vendas de produtos manufaturados com maior valor agregado.

As expectativas de crescimento da economia brasileira e mundial sinalizam para uma melhora no mercado de resinas em 2004. Caso se confirme a perspectiva de crescimento do PIB em 3,5%, o Siresp avalia que o setor irá crescer 7,5%. Segundo Ricardo Roriz, a indústria de resinas está ampliando a capacidade de produção instalada para atender a esta demanda.




Todos os direitos reservados a Valete Editora Técnica Comercial Ltda