Notícias online — Agosto de 2004
São Paulo, 12 de Agosto de 2004
Crescimento do mercado interno alavanca resultados do Grupo Ipiranga

Mesmo com uma receita bruta 3% maior (R$ 10,774 bilhões registrados no primeiro semestre deste ano contra passado para R$ 10,457 bilhões nos primeiros seis meses do ano passado), o resultado do Grupo Ipiranga caiu de R$ 238,2 milhões no primeiro semestre de 2003 para R$ 116,3 milhões no primeiro semestre deste ano.

O resultado foi afetado pela incompatibilidade entre os preços internacionais do petróleo e os preços dos derivados praticados internamente.

Os números finais da atividade de refino registraram um resultado de R$ 22,2 milhões - bem inferior aos R$ 110 milhões registrados no primeiro semestre de 2003.

Apesar das perdas na área de refino, a empresa destacaram o bom desempenho da companhia nos outros setores, principalmente em petroquímica - com o crescimento das vendas no mercado interno e a redução do endividamento.

Na Ipiranga Petroquímica, o lucro líquido registrado de janeiro a junho de 2004 foi de R$ 52,5 milhões - contra R$ 222 milhões no mesmo período do ano anterior. Segundo o superintendente da empresa, Paulo Magalhães, os principais destaques para o bom desempenho da Ipiranga Petroquímica foi o crescimento de 6,4% nas vendas - sendo 21% no mercado interno

A atividade petroquímica também registrou uma redução de 14% nas despesas financeiras. "A dívida chega ao final do semestre em US$ 348 milhões. Nossa meta é encerrar o ano abaixo dos US$ 300 milhões", conta Magalhães.

No setor de distribuição de derivados de petróleo, o primeiro semestre foi marcado por grandes ações nacionais de marketing da Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga - CBPI e da Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga - DPPI. O Cartão de Crédito Ipiranga (private label), iniciativa pioneira no setor de distribuição, já conta com a adesão de mais de 50% desta rede.




Todos os direitos reservados a Valete Editora Técnica Comercial Ltda