São Paulo, 30 de outubro de 2003
Petrobras descobre reserva no Golfo do México

A Petrobras anunciou a descoberta de uma reserva em águas profundas no Golfo do México, no poço chamado de St. Malo. A descoberta foi feita por um consórcio internacional que tem a participação da Petrobras.

A descoberta "consolida a posição da Petrobras como uma das mais atuantes na exploração das águas ultraprofundas do Golfo do México", diz a empresa, em nota oficial.

Esta é a terceira grande descoberta seguida da Petrobras em águas profundas no Golfo do México. Antes, foram perfurados com sucesso os poços Cascade e Chinook.

O poço está localizado em águas de 2.100 metros de profundidade, cerca de 400 quilômetros a sul-sudoeste de Nova Orleans. O consórcio que fez a descoberta é formado pela Petrobras (25%), pela Unocal (que é a operadora, com 28,75%), pela Devon Energy (22,5%), pela ChevronTexaco (12,5%), pela EnCana Gulf of Mexico (6,225%), pela ExxonMobil (3,75%) e pela Eni Petroleum (1,25%).

O consórcio pretende fazer um plano de desenvolvimento "bastante acelerado", com a perfuração de um poço de avaliação no ano que vem.