Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2003
Rio Pipeline reúne empresas e profissionais ligados
a transporte dutoviário

48 empresas, de engenharia industrial a fabricantes de instrumentos de medição, passando por fabricantes de tubos, serviços de limpeza, soluções anticorrosivas e transportadores, estão apresentando seus produtos e serviços destinados ao transporte dutoviário na Rio Pipeline 2003, conferência e exposição que acontece no Rio de Janeiro.

Um dos destaques é a GDK Engenharia, que apresenta seu portfólio de obras, com destaque para dois recentes projetos: o campo de Sábalo, na Bolívia, e o oleoduto PE-3, na Baia da Guanabara. "A empresa vem se preparando, adquirindo equipamentos e formando um corpo técnico de construção e engenharia que visa enfrentar o alto nível de qualidade que será exigido no futuro. Para isso, essas duas obras foram fundamentais. São obras de alto risco executivo e condições ambientais restritas", explica Edenir Veiga, diretor da GDK.

Entre os fornecedores de tubos, desde as grandes V&M e Confab, até as menores marcaram presença. A Protubo, por exemplo, mostrou todo seu escopo de fornecimento - que inclui os serviços de curvamento de tubos e perfis pelo processo de indução, curvamentos a frio, conexões 3D e 5D, e revestimento com polietileno.

A exposição conta com presença maciça das empresas fornecedoras de soluções para automação de sistemas. A Emerson Process apresenta novidades em sua linha de reguladores, medição de vazão.

"A Emerson fornece desde a placa de orifício até o conjunto montado. A gama de produtos destinados à área de dutos é enorme", conta João Carlos Nizio, gerente de vendas da empresa.

Também especializada em automação de sistemas, a FT Automação apresenta sua linha de soluções para medição de vazão, que inclui unidades remotas para instalação em Zona 1, e quadro de distribuição de força para campo. "Essas soluções integradas foram fornecidas para a Petrobras, no Projeto Pegaso, na área Centro-Sul", conta Peter Strimber, diretor da FT.

A Rockwell, que forneceu cerca de 80% do sistema Scada instalado na Transpetro, marcou presença na Rio Pipeline com o lançamento do monitor de vibração utilizados em bombas, compressores e turbinas.

A empresa também apresentou os inversores para média tensão aplicados em pipelines - responsável pela partida das bombas. "Esse inversor já é utilizado na Rlam e em um duto da YPF na Argentina", conta o diretor de vendas da Rocwell, Cláudio da Silva Teixeira.

A Halliburton demonstra sua gama de serviços voltados para pipelines - com atenção especial para o setor de pré-comissionamento. Do portfólio de serviços prestados pela empresa de engenharia, constam passagem de Pig, calibração, desalagamento, teste hidrostático e secagem.

Voltada a serviços de limpeza, a Brenntag apresentou o N-Spec - limpeza química on-line. Recentemente a empresa prestou esse tipo de serviço de limpeza no Gasfor - gasoduto de 383 km que liga Guamaré a Pecém - reduzindo a menos de 4% o teor de sólidos.

O escopo de prestação de serviços da Brenntag inclui desde a logística até a destinação dos resíduos, em dutos "pigáveis" ou não, de 1 polegada até 42 polegadas, seja onshore ou offshore.
A Rust Engenharia, especializada em soluções para proteção anticorrosiva, expôs seu escopo de revestimentos, com ênfase ao sistema de reabilitação em material compósito formulado para reforço estrutural externo de dutos e tubulações industriais, com redução de espessura devido à corrosão.

Denominado Residuto, o sistema foi desenvolvido com o suporte da Resinar, do Cenpes, da PUC-RJ e da Coppe/UFRJ. A parceria obteve uma solução em substituição aos materiais similares, normalmente importados, e ao tradicional reparo em dupla calha, que traz desvantagens e riscos. "Uma das vantagens do Residuto é que, na aplicação, o transporte não precisa ser interrompido", destaca a responsável pela área de marketing da empresa, Tânia XXX.