Buenos Aires, 08 de outubro de 2003
Brasileiras marcam presença na Argentina Oil & Gás
Pavilhão da Rede Petro RS na Argentina Oil & Gas
Flávio Bosco – Enviado à Buenos Aires

Mais uma vez dezenas de empresas brasileiras marcaram presença na Argentina Oil & Gas - seja com estandes próprios, em parcerias com empresas locais ou até mesmo em estandes conjuntos. "O objetivo é acompanhar o mercado de perto, e prospectar negócios.

Aproveitamos a feira para traçar parcerias - onde os riscos são diluídos", conta Marcelo Bueno, gerente geral da Schulz, fabricante brasileira de compontentes para tubulação.

Há pouco mais de dois anos a Schulz forneceu suas conexões para o Projeto Mega. Desde então esteve afastada do mercado local. "Estar presente na feira é uma sinalização de que queremos estar de volta", comenta o gerente.

A empresa apresentou sua linha de conexões duplex e super duplex - que não é fabricada por nenhuma empresa no Mercosul - a não ser pela unidade da empresa localizada em Diadema / SP, na antiga fábrica da Uniforja, de onde saem conexões de até 16 polegadas até para a Alemanha e EUA.

A presença da FCC é habitual na Argentina Oil & Gas. A empresa fornece sua linha de catalisadores para as refinarias argentinas da Eg3, Shell e Esso, além de outras unidades de refino que possuem craqueamento catalítico no Uruguai, Colômbia e Cuba.

Nesta edição da feira, o gerente de Desenvolvimento de Produtos, Marcelo Torem, apresentou a linha de aditivos desenvolvidos em parceria com o Cenpes e a Akzo Nobel, que permitem uma flexibilidade no processo de craqueamento catalítico por sua capacidade de influenciar o catalisador principal.

A Alpina apresentou ao mercado local sua linha de equipamentos e produtos para combate a derramamentos. "Queremos mostrar o que já fazemos há mais de 20 anos no Brasil", disse o coordenador de Assistência Técnica & Aplicações, Fernando Domingues.

A Smar marcou presença na exposição através de seu representante local, a Esco. Já a Coester esteve presente em dois estandes: também na Esco Argentina, que distribui seus produtos, e com as empresas da Rede Gaúcha de Fornecedores de Base Tecnológica para o Setor de Petróleo e Gás Natural - Rede Petro-RS.

Em um stand conjunto, o IBP e a Onip apresentaram a indústria brasileira - e a oportunidade para as empresas argentinas apresentarem seus produtos durante a Rio Oil & Gás 2004.

Um dos destaques brasileiros na Argentina Oil & Gas foi o pavilhão montado pela Rede Petro-RS, reunindo oito empresas do setor de petróleo - Coester, Dambroz e Cordoaria São Leopoldo, estavam no pavilhão da Rede Petro a Altus, Novus, ETM Integradora, Gedore e Tintas Renner - além da UFRGS. "Estamos presentes na Argentina para mostrar o que temos no Estado e estabelecer contatos", disse a coordenadora da Rede Petro-RS, Suzana Sperry de Castro Lucas.

A Coester esteve apresentando seus atuadores inteligentes para válvulas de dutos para redes de petróleo e saneamento - tecnologia da qual é a única detentora no Hemisfério Sul.

Já a metalúrgica Dambroz apresentou sua produção de cavalos-de-pau - que são produzidos no Brasil. A unidade de bombeio passou a ser fabricada pela empresa após convênio com a Finep, a Petrobras e UFRGS, intermediado pela Rede Petro-RS.

A Cordoaria São Leopoldo levou à Argentina Oil & Gás seus cabos de poliéster - utilizados na produção offshore e na área naval. A empresa que já exporta para o Golfo do México, Costa da África e Cingapura, não quer perder a oportunidade de fornecer para o mercado argentino quando as empresas decidirem buscar petróleo no mar.

A Argentina Oil & Gás acontece até sexta-feira, em Buenos Aires.