Buenos Aires, 07 de outubro de 2003
Petrobras busca ampliar mercado de distribuição na Argentina
Flávio Bosco – Enviado à Buenos Aires

A meta da Petrobras é ocupar o segundo lugar no ranking de distribuição de combustíveis, com uma participação de 18% do mercado em 2006. Hoje disputa com a Esso o terceiro lugar no mercado que tem como líder a YPF, seguida da Shell. São 609 estações de serviço, que abastecem 10% do mercado.

O crescimento está calcado no reforço da imagem e no bom atendimento. Só em distribuição, a empresa está investindo US$ 30 milhões este ano. "Até o fim do ano teremos 175 postos com a marca Petrobras, um investimento de US$ 10 milhões", informa José Carlos Cosenza, gerente geral da Petrobras Argentina.

Quem chega ao Aeroporto Internacional de Ezeiza logo encontra uma estação de serviço com as cores verde e amarela com uma loja de conveniência Spazio 1 - o cartão de visitas da empresa. A marca Petrobras também está na camisa do Racing Club - um dos times mais populares do país - e em uma equipe de stock car. "Estamos presentes em duas paixões do argentino: o futebol e o automobilismo", comenta Mário Grandinetti, diretor de Comunicação da Petrobras Energia.

O budget inclui campanhas em rádio, TV, jornais e revistas, com o slogan "Petrobras, uma nova energia". Artistas e jogadores de futebol são convidados a reinaugurar as estações de serviço. Mas o segredo do sucesso está no atendimento ao cliente. De tempos em tempos

Cosenza administra um curso para os atendentes que trabalham nas estações de serviço - normalmente os argentinos não são muito "amigáveis" quando o assunto é atendimento, principalmente em postos de combustíveis.