Rio de Janeiro, 03 de outubro de 2003
Desafio da Petrobras é a inclusão social, avalia presidente Lula

O próximo desafio a ser conquistado pela Petrobras é a inclusão social, "tão desafiadora quanto a campanha dos anos 50". "Estou convencido de que o povo que fez a Petrobras há meio século pode acabar com a fome e a miséria no século XXI, pode erradicar o analfabetismo, pode unir-se aos demais países em desenvolvimento e ajudar a construir uma nova ordem internacional mais justa na repartição dos recursos, mas equilibrada na divisão do comércio mundial e sobretudo proporcionadora de paz", disse o presidente Luis Inácio Lula da Silva, hoje, durante as comemorações do 50º aniversário da Petrobras.

O presidente também notou que o país poderá alcançar a auto-suficiência até 2006. "Se Deus quiser, até o final do meu mandato, atingiremos o objetivo que mobilizou essa geração visionária de homens e mulheres: a auto-suficiência com 100% de petróleo nacional.

Em seu discurso, Lula fez questão de homenagear "aqueles que lutaram antes de nós" pela campanha do "o petróleo é nosso".
"As maiores reservas repousam no fundo do mar. Mas lá estariam, até hoje, se, ao invés de abdicar, uma geração de brasileiros não tivesse lutado pela exploração dessa riqueza, sem delegar o futuro à competência alheia, sem desperdiçar uma janela multiplicadora de oportunidades", discursou o presidente.

Lula também chamou a atenção ao tamanho da empresa - uma das maiores do mundo - que tornou-se uma âncora de estabilidade da economia. "Mesmo nas mais severas crises mundiais, quando capitais refluem e a volatilidade impera, jamais faltou petróleo ao Brasil. O sonho da Nação, alimentado nas ruas, acrescentou ao mercado uma dinâmica própria, que poupa bilhões de dólares em divisas. Gera 120 mil empregos, alimenta a indústria naval, garante encomendas a 2 mil empresas fornecedoras e protege a produção da instabilidade inerente ao cenário político internacional".