Rio de Janeiro, 03 de outubro de 2003
Petrobras é símbolo da capacidade de luta do povo brasileiro, afirma Dutra

O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, disse que o que se comemora hoje não é o aniversário de uma empresa, mas o aniversário de um símbolo da capacidade de luta e da inteligência do povo brasileiro.

Para fazer seu discurso, Dutra tomou como inspiração o samba "Aquarela Brasileira", de Silas de Oliveira - samba enredo do Império Serrano em 1961 - destacando a atuação da Petrobras em cada Estado brasileiro.

O presidente da Petrobras encerrou seu discurso expressando a esperança de que a empresa - e o país - será muito maior daqui a 50 anos. "A tarefa é construir um país que, todo ele, dê certo".

Também presente a solenidade, a ministra Dilma Rousseff (Minas e Energia), disse, em seu discurso, que a companhia teve importância fundamental na construção da nacionalidade brasileira. "Homens e mulheres, brasileiros, são capazes de aprender, transformar, traduzir e, desafiando barreiras, explorar e produzir petróleo em águas profundas".

A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, disse que a Petrobras "se transformou em motivo de orgulho para todos os brasileiros".