São Paulo, 28 de novembro de 2003
Petrobras inicia licitação da P-53

A Petrobras deu início aos processos licitatórios para a construção da plataforma de produção P-53. Esta nova unidade de produção será construída a partir da conversão do casco de navio-petroleiro tipo VLCC e será alocada no campo de Marlim Leste, localizado na Bacia de Campos, a partir de 2007.

A P-53 terá capacidade de produzir 180 mil barris de óleo e 6 milhões de m³ de gás por dia. A contratação se dará por meio de três licitações simultâneas e complementares. A construção dos módulos de energia elétrica e dos módulos de compressão de gás será objeto de licitações independentes. Uma terceira licitação terá como objeto a contratação dos serviços de conversão do casco propriamente dito, além da integração das instalações de produção, incluindo os módulos de geração e compressão.

Para cada um dos contratos, da mesma forma que nas licitações anteriores, foi estabelecido um percentual do valor contratual como meta de conteúdo nacional. Para a construção dos módulos de energia elétrica e dos módulos de compressão de gás estão sendo convidadas todas as empresas que fornecem, a nível mundial, equipamentos de geração de energia e compressão de gás nas especificações requeridas para a P-53. Em relação a estes dois contratos, os serviços de engenharia de detalhamento, bem como a construção e montagem dos módulos deverão ser realizados integralmente no Brasil. O conteúdo nacional mínimo estabelecido é de 75% do valor contratual, excluindo-se os valores relativos aos moto-compressores e turbinas, por não serem fabricados no país.

Para a adaptação do casco, a construção da planta de processo da plataforma, e a integração estão sendo convidadas empresas de engenharia e construção, nacionais e estrangeiras. Será obrigatória a execução, no Brasil, da engenharia de detalhamento, da construção e montagem da planta de processo e utilidades. Deverá também ser executada no país a integração da planta com o casco e com os módulos de geração de energia elétrica e de compressão de gás, tendo sido estabelecido um conteúdo nacional mínimo de 65% do valor contratual.

Os concorrentes das três licitações terão prazo até fevereiro de 2005 para apresentarem suas propostas.