São Paulo, 06 de novembro de 2003
Reunião da Apla discute impacto da Alca

O impacto da Alca sobre a petroquímica da América Latina será um dos temas a serem debatidos durante a 23ª Reunião Anual da Associação Petroquímica e Química Latino-Americana - APLA, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento reunirá mais de 500 executivos de 180 empresas de 25 países, incluindo representantes dos Estados Unidos e Europa. "Isso demonstra o interesse crescente dos investidores na petroquímica da América Latina", afirma Roberto Garcia, presidente da 23ª Reunião Anual da APLA.

Além de encontros de negócios, a Reunião Anual contará com palestras e mesas-redondas que tratarão dos cenários macroeconômicos e setoriais para a região. No dia 10, o ex-embaixador brasileiro na França, Marcos Azambuja, falará sobre "Alca, Oportunidade ou Ameaça para a Indústria Petroquímica Latino- Americana", num painel que contará ainda com a participação dos economistas Arturo Garcia, do México e Alejandro Mayoral, da Argentina.

No dia seguinte, o tema também estará presente na mesa-redonda que reunirá os economistas Gilberto Dupas, da USP, Roberto Cachanoski (Argentina) e Guillermo Güemez Garcia (México). O debate abordará a situação atual e projeções para a economia mundial e suas conseqüências no desenvolvimento da América Latina.

"O setor petroquímico ocupa um lugar cada vez mais importante na economia latino-americana. Em 10 anos, o consumo de termoplásticos dobrou na região, enquanto o consumo per capita cresceu 150%. E as perspectivas futuras são otimistas", ressalta Roberto Garcia.

O presidente da 23ª Reunião da APLA destaca ainda a Reunião como importante fórum para a troca de experiências entre os empresários do setor. "O evento promove um intercâmbio entre as empresas, fundamental para que os empresários e executivos possam vislumbrar novas oportunidades, analisar a atuação do setor em cada país e as respectivas estratégias de mercado, bem como abordar as conseqüências para os países do Mercosul da formação da Alca".