Macaé, 06 de junho de 2003
O desenvolvimento social nas regiões produtoras de petróleo
Representantes do governo, acadêmicos, indústria e sociedade discutiram o desenvolvimento das regiões produtoras de petróleo, durante o painel Desenvolvimento Social nas Áreas Produtoras de Petróleo, realizado no congresso Brasil Offshore.

Para Plínio César de Mello, gerente-geral da Petrobras na Bacia de Campos, exibiu os projetos da empresa - no ano passado, a empresa investiu R$ 5,2 milhões em programas sócio-comunitários, culturais e ambientais na região da Bacia de Campos. Além disso, houve investimentos de R$ 17,4 milhões em projetos de infra-estrutura.

O diretor da Onip, Eloi Fernández disse Fernández disse que os investimentos sociais acabam sendo traduzidos em ações assistencialistas.

Segundo o professor José Jorge Abdalla, da Fundação Getúlio Vargas, as políticas sociais aplicadas nos municípios da região muitas vezes mal interagem. A integração também foi apoiada por Roberto Moraes, pesquisador do Cefet de Campos, que defende a integração dos municípios produtores de petróleo, para que não haja duplicidade de esforços.

Antônio Batista, do Sebrae-RJ, apresentou o Programa da entidade para a cadeia fornecedora do petróleo. Segundo Batista, os pequenos fornecedores precisam conhecer a demanda da indústria de petróleo para poderem se qualificar. O Sebrae faz um trabalho de qualificação de 70 pequenas empresas na região de Macaé.

O prefeito de Macaé, Silvio Lopes, encerrou o congresso defendendo a união entre “o capital e o social”. Para Lopes, o governo deve criar leis para que o capital possa participar do social. (FB)