São Paulo, 28 de fevereiro de 2003
Polibrasil inaugura mega-fábrica de polipropileno
No próximo dia 10 de março, o presidente Luis Inácio Lula da Silva terá a oportunidade de participar da inauguração de uma grande fábrica de resinas instalada na região do ABC paulista – berço político-sindical do presidente. Será o dia em que a Polibrasil inaugura sua mais nova unidade produtora de polipropileno, localizada no pólo petroquímico de Capuava / SP.

Com capacidade para produzir 300 mil toneladas por ano, a nova unidade coloca a Polibrasil à frente do mercado nacional de polipropileno – somando a produção desta fábrica com as unidades localizadas em Duque de Caxias / RJ e Camaçari / BA, a capacidade saltará das atuais 450 mil toneladas para 750 mil toneladas anuais.

Para consolidar o projeto, no ano passado a empresa assinou um contrato profit sharing com a Petrobras: a Polibrasil arcou com a construção de uma unidade separadora de propeno dentro da Refinaria de Capuava, e será ressarcida com o fornecimento da matéria prima. A tecnologia utilizada para polimerizar o propeno é a Spheripol, da Basell – sócia do Grupo Suzano no comando da Polibrasil.

Além da capacidade de produção – a maior do mundo – e de um sistema inovador de carregamento, a nova unidade terá versatilidade para gerar mais de 98% da produção on grade. “A geração de produtos off grade não passa de 1,5%. Em duas horas, produz 100 toneladas. Além disso, consome um quilo de catalisador para 50 toneladas de matéria prima, dando mais pureza ao produto”, conta o diretor comercial da Polibrasil, José Ricardo Roriz. No total, foram investidos US$ 217 milhões. Inicialmente a nova fábrica irá substituir a atual unidade instalada no pólo, que tem capacidade instalada de 125 mil toneladas anuais. “A planta atual continuará produzindo caso haja demanda”, explica Ricardo.