São Paulo, 6 de janeiro de 2003
Indústria de resinas fecha o ano em crescimento
A indústria fabricante de resinas deve encerrar o ano com um aumento nas vendas para o mercado interno 8,47% maior do que as vendas apresentadas em 2001 - as exportações aumentaram 9,36%. Números preliminares do Siresp apontam que foram comercializadas no País mais de 2,9 milhões de toneladas de resinas e vendidas no comércio exterior 610 mil toneladas. A produção total do segmento, superior a 3,5 milhões de toneladas, foi 6,3% maior do que em 2001.

Para esse resultado favoreceram os segmentos de embalagem, automobilístico e têxtil - que foi favorecido, sobretudo no segundo semestre, pelo desvalorização cambial que beneficiou as exportações de manufaturados e diminuiu as importações. "Este ano, especialmente, nos últimos quatro meses, o setor apresentou um bom desempenho", explica Jean Peter.

Os executivos do setor esperam, para 2003, um ano de recuperação e retomada do crescimento, apostando nos segmentos de embalagens e polipropileno. "Nesse caso resinas como o polietileno e polipropileno serão fortemente favorecidas no seu consumo", prevê José Ricardo Roriz, que assume a presidência do Siresp a partir de 2003.

O ano poderá ser bom também para os produtores de PVC e poliestireno. No primeiro caso, os executivos apostam na retomada da construção civil, enquanto que os produtores de poliestireno aguardam o crescimento do setor eletro-eletrônico.