São Paulo, 20 de dezembro de 2003
Rio pode reduzir ICMS para construir P-51

A governadora Rosinha Garotinho ofereceu incentivos para que a Petrobras construa a plataforma P-51 no Estado do Rio. O governo poderá conceder incentivos fiscais ao projeto, sob a forma de redução de tributos, desde que a obra seja totalmente realizada no Estado.

Segundo o diretor da Área de Serviços da Petrobras, Renato Duque, o valor do ICMS que incidiria sobre a construção da plataforma, de R$ 130 milhões, inviabilizaria o Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica. A companhia ainda negocia com estaleiro Fels Setal, que apresentou a melhor proposta para a construção da plataforma - de US$ 701 milhões.

A governadora citou a Nuclep, situada no município de Itaguaí, na região metropolitana do Rio, que teve viabilizado pelo governo estadual um projeto de fabricação de cascos de navios.

"Demonstrando claramente a viabilidade da construção do casco em blocos separados, sendo possível depois, serem integralmente montados em Niterói ou em Angra dos Reis".

Rosinha também anunciou o acordo entre o Governo do Estado e o Estaleiro Brasfels para a construção de um novo grande dique, viabilizado com os incentivos fiscais concedidos pelo executivo estadual. O dique servirá para a construção e reparos de navios e plataformas.

A P-51 está prevista para operar no campo de Marlim Sul, também na Bacia de Campos..