São Paulo, 12 de dezembro de 2003
Setor petroquímico não será reestatizado, garante Dutra

O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, disse hoje pela manhã que o setor petroquímico não será reestatizado. Este é um dos pilares que sustentarão a volta da Petrobras ao setor petroquímico. "Já temos algumas definições: como está não vai ficar. Hoje temos participação em diversas empresas, e não participamos da gestão de nenhuma delas".

Segundo Dutra, a Petrobras deverá participar do setor em parceria - prioritariamente e estrategicamente no setor de resinas. "Nssa parceria não precisamos necessariamente ser majoritários.

Podemos até ser minoritários, desde que participemos da gestão".
O presidente da Petrobras só não manifestou em qual matéria-prima base se dará a participação. "A matéria-prima pode ser natfa ou pode ser gás, isso é outra discussão".

Dutra ressaltou que a Petrobras não irá se aproveitar do papel de principal fornecedor de matéria-prima para favorecer o seu negócio e prejudicar os demais. "Temos consciência de que somos um grande fornecedor de matéria-prima. O fato de a Petrobras voltar para o setor petroquímico não precisa deixar possíveis concorrentes com temor. A Petrobras não vai fazer isso. O principal exemplo que hoje já existe é a área de distribuição de combustíveis: a Petrobras é a grande produtora de petróleo e de derivados no Brasil, mas nem por isso favorece a BR em detrimento de outros distribuidores".

O presidente da Petrobras explicou que o plano de participação está sendo detalhado e constará da revisão do planejamento estratégico, a ser anunciado no próximo ano. "Estamos trabalhando ainda na sintonia-fina de como vai ser essa atuação no setor petroquímico", finalizou Dutra, negando que tenha conversado com o presidente Luis Inácio Lula da Silva sobre o setor petroquímico, durante a viagem ao Oriente Médio.(FB)