São Paulo, 12 de dezembro de 2003
Petrobras dá pontapé em projetos com árabes e líbios

Durante a viagem presidencial ao Oriente Médio, o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, se reuiniu com executivos de empresas petroleiras e membros dos governos dos Emirados Árabes e do Egito, para negociar relações comerciais e parceria em investimentos.

Nos Emirados Árabes, Dutra manteve reuniões com os diretores de duas empresas e com o ministro do petróleo. "Posteriormente, dois gerentes da Petrobras se reuniram com os técnicos do Ministério do Petróleo dos Emirados Árabes, onde fizeram exposição sobre nossa carteira de projetos. Eles demonstraram interesse em investir na área de gasoduto no Brasil", informou o presidente da Petrobras.

Os gerentes da Petrobras se comprometeram a enviar mais detalhes sobre os projetos. "Foi o pontapé inicial", disse Dutra, vislumbrando a possibilidade de parcerias.

Outra reunião do presidente da Petrobras ocorreu com o presidente da egípcia EGPC - com a qual a Petrobras tem interesse em intensificar a compra de nafta e diesel. "O presidente da EGPC nos disse que gostaria de ver a participação da Petrobras na próxima licitação de áreas para exploração e produção, em março".

A empresa egípcia se comprometeu a enviar os prospectos para a companhia brasileira. "A Petrobras vai analisar e verificar se tem interesse de participar, à luz dos dados que vamos receber".

Na Líbia, o encontro reuniu gerentes da Petrobras com gerentes da empresa estatal Líbia - o país poderá abrir concessões, para empresas estrangeiras, para trabalhos de recuperação de produção de campos maduros. "A Líbia já produziu mais de 3 milhões de barris de petróleo na década de 70. Hoje produz 1,4 milhão e têm interesse em agregar tecnologia internacional para aumentar a produção desses campos antigos - que é uma área que a Petrobras tem interesse", finalizou Dutra. (FB)