Edição 356 • 2014

 

Adsorção de compostos sulfurados do diesel usando carvões ativados e determinação por espectrometria de fluorescência - FRX / FUV

 

R. V. Sales, L. S. de Carvalho, D. R. da Silva, D. M. A. Melo, J. A. B. Silva, E. G. Silva, R. D. Possa, P. F. P. Nascimento
Instituto de Química - Universidade Federal do Rio Grande do Norte M. M. Urbina
Departamento de Engenharia Química - Universidade Federal de Alagoa

 

Resumo

A emissão de compostos sulfurados provenientes da queima de derivados do petróleo, como óleo diesel e gasolina, é responsável por ocasionar danos ambientais, à saúde humana e aumento de custos industriais. A resolução nº 50, de 23 de dezembro de 2013, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, reduz o teor de enxofre (S) no diesel rodoviário a no máximo 10 ppm, o que requer a utilização de técnicas analíticas espectrométricas de alta sensibilidade para a determinação do enxofre. Buscando a redução do teor de enxofre no diesel foram utilizados neste trabalho, processos adsortivos com carvões ativados, comercial e outros sintetizados da biomassa residual da agroindústria. Para o diesel foram utilizadas amostras comerciais e modelos de diesel, obtidas da mistura do dibenzotiofeno com n-decano. Na determinação da concentração de enxofre, durante todo o processo, foram utilizadas as técnicas de fluorescência nas regiões do ultravioleta (FUV) e de raios-X (FRX), conforme as normas ASTM D5453 e D4294, respectivamente. Os carvões ativados utilizados, comercial (CA) e do carvão do endocarpo do coco (CLC), foram eficientes na redução da concentração de enxofre, com adsorção média de 86% em amostra modelo de diesel.

 

Pirólise do resíduo atmosférico de petróleo (RAT) utilizando Alsba-15 como catalisador nanoestruturado

Ana C. F. Coriolano, Iasmin C. S.
Freitas, Jéssica B. Silveira
Universidade Potiguar, Laureate
International Universities
Késia K. V. Castro
Instituto Federal do Tocantins
Aneliése L. Figueiredo e Antonio
S. Araujo
Universidade Federal do Rio
Grande do Norte

 

Resumo

A pirólise do resíduo atmosférico de petróleo (RAT) foi investigada utilizando o catalisador de aluminossilicato nanoestruturado do tipo AlSBA-15 com razão sílica/alumina igual a 50 (SBA: Santa Barbara Amorphous). Este é um material bastante promissor na área de refino e tratamento de resíduos de petróleo, pois seus mesoporosos facilitam o acesso de moléculas volumosas de hidrocarbonetos aos sítios ativos. A pirólise do RAT foi realizada em uma termobalança, utilizando nitrogênio como gás de arraste, onde a amostra foi aquecida até 800oC. A pirólise catalítica foi realizada com a amostra de RAT contendo cerca de 20% em massa de AlSBA-15. Baseado nos dados termogravimétricos, utlizando o modelo cinético de Flynn-Wall, a múltiplas razões de aquecimento, foi determinado que a energia de ativação do RAT foi superior à do RAT/AlSBA-15, em toda a faixa de decomposição do resíduo, evidenciando que o material nanoestruturado é um material promissor para beneficiamento do RAT, visando a obtenção de produtos líquidos, na faixa de gasolina e diesel.

Através de um equipamento de pirólise acoplado a um cromatógrafo a gás e espectrômetro de massa, foram determinados os percentuais de frações de hidrocarbonetos nas faixas de C6-C12 (gasolina) C13-C18 (diesel) e C19-C42 (gasóleo).

 

Predição de propriedades fisicoquímicas do óleo diesel utilizando curva de destilação e massa específica

 

F. M. Oliveira, L. S. de Carvalho, D.
R. da Silva, K. G. de Oliveira, V. L.
Silva, J. C. F Andrade, G. Rodrigues.
Instituto de Química,
Universidade Federal do Rio
Grande do Norte – UFRN
S. Q. de Almeida, L. M. A. Campos
Departamento de Engenharia
Química - Universidade Salvador – UNIFACS
J. E. Pereira
Departamento de Ciências
Contábeis – Universidade Estácio de Sá

 

Resumo

O óleo diesel é um combustível derivado do Petróleo de uso essencial no Brasil, devido à crescente demanda, principalmente, do transporte rodoviário. O controle de qualidade do diesel é realizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP e suas parceiras, seguindo procedimentos consolidados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e/ou American Society for Testing and Materials – ASTM, que requerem equipamentos específicos, o que torna o processo experimental muito oneroso e demorado. Neste trabalho, foi testada uma metodologia alternativa utilizando equações matemática disponíveis na literatura para inferir propriedades físico-químicas do óleo diesel. 15 amostras de diesel, divididas em três grupos, por diferentes teores de enxofre (S50, S500 e S1800), foram analisadas em laboratório especializado por meio de metodologias normatizadas pela ANP. Dados experimentais de Destilação (ASTM D86) e Massa Específica (ASTM D4052) foram aplicados às equações, para obtenção de outros parâmetros de caracterização do diesel, como densidade, viscosidade, pontos médios de ebulição, ponto de anilina, grau API e índice de diesel. O ponto de fulgor - ASTM D93 e o índice de cetano – ASTM D4737, também foram obtidos experimentalmente, os quais foram comparados com os valores obtidos por equações, através do teste não paramétrico de Mann-Whitney ao nível de significância de 5%, realizado com o software PASW StatisticsViewer 18.0. Os resultados indicam que há aplicabilidade do método empírico na predição do ponto de fulgor com alguns ajustes, e para o índice de cetano, ambas as equações utilizadas apresentaram bons resultados. No entanto, a equação IC_PA mostrou-se mais adequada ao nível de significância de 5%.

 

Integração energética em unidade de dessalgação e destilação atmosférica no refino de petróleo pesado

 

Rafael Wanderley de Holanda, Paulo Estevão Oliveira, Fernando Ferreira Dias, Ana Paula Arcanjo, José Geraldo Pacheco
Universidade Federal de Pernambuco
CTG – Departamento de Engenharia Química

Fernando Pellegrini Pessoa
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Química,
Departamento de Engenharia Química

 

Resumo

Aumentar a eficiência energética é uma meta constante em processos industriais, especialmente na indústria de petróleo.

Em uma refinaria, grande quantidade de energia é necessária para o aquecimento do petróleo bruto nos fornos da unidade de destilação atmosférica. A fim de reduzir esse consumo, são usados refluxos circulantes os fluxos que deixam a torre para aquecer o óleo que entra. Este trabalho apresenta uma metodologia para a obtenção dos dados necessários para a integração de energética de uma unidade de dessalgação e destilação atmosférica de refinaria de petróleo pesado. Os dados foram obtidos através da simulação do processo em estado estacionário, usando as ferramentas computacionais Aspen/Hysys e Pinch Analysis Spreadsheet para obter as metas do problema de integração energética. A rede sintetizada de trocadores de calor atingiu o consumo mínimo de utilidades. Comparando para o caso sem a integração energética, o processo integrado pode economizar 88% das utilidades quentes e 63% dos utilidades frias, resultando em significativa redução de custos e no impacto ambiental, evitando a emissão de 54 mil toneladas de CO2 por ano.

 

Previsão de rendimentos de derivados de petróleo a partir de análises de destilação pelo método ASTM D7169 e DHA Front End realizadas em misturas de petróleos

 

Fábio Luiz Borges
Engenheiro de Processamento
Petrobras – Refinaria de Paulínia – Setor de Otimização de Processos

Rogério Camparotti
Técnico Químico de Petróleo
Petrobras – Refinaria de
Paulínia – Setor de Qualidade de Produto

Profa. Dra. Maria Regina Wolf Maciel
Professora Livre-docente
Unicamp – Faculdade de Engenharia Química

- Departamento de Desenvolvimento de Processos e Produtos (DDPP)

 

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a utilização de curvas de destilação simulada de petróleo analisadas por dois métodos cromatográficos combinados (ASTM D7169 e DHA Front End) em um modelo de previsão de rendimentos de derivados de uma unidade de destilação atmosférica e a vácuo. Para realizar essa avaliação, foi elaborada, no software Petrosim, uma simulação do tipo Distop, a qual foi calibrada utilizando-se as vazões e as curvas de destilação dos derivados amostrados na unidade de destilação I da Replan.

Em seguida, foram coletadas amostras dos tanques de petróleo da refinaria, as quais foram analisadas pelos métodos cromatográficos para obter as curvas de destilação simulada, que foram utilizadas como dados de entrada da simulação calibrada, obtendo os rendimentos dos derivados. Foram também obtidos os rendimentos da mesma simulação calibrada utilizando como dados de entrada os dados de curvas PEV disponíveis no Banco de Dados de Avaliação de Petróleos da Petrobras - BDAP e por um modelo baseado em rendimentos fixos de petróleos, cujos dados de entrada também são as curvas PEV do BDAP. Os rendimentos obtidos por esses três métodos foram comparados com os rendimentos obtidos na unidade quando os tanques de petróleo amostrados foram processados. Os resultados obtidos indicaram que a simulação calibrada utilizando os dados analisados pelos métodos cromatográficos forneceu rendimentos mais aderentes aos realizados do que os outros métodos, principalmente na previsão de rendimentos de nafta.

 

Utilização de RNA na detecção de falhas em processo de hidrotratamento de diesel no refino de petróleo

 

Cleyla Janey Peixoto Calheiros
Faculdade Pitágoras

Filipe Alves Coelho
Unicamp

Frede de Oliveira Carvalho, Silvia Helena Almeida de Oliveira Cassal, Thaylane da Rocha Bezerra
Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – UFAL

 

Resumo

O HDT tem por objetivo reduzir os contaminantes referentes às frações de petróleo, incluindo o diesel, por ser o combustível de maior consumo na matriz energética brasileira.

Porém este processo é difícil de controlar porque é operado de forma contínua, em condições severas, podendo ocasionar anormalidades. Dentro desse contexto, a detecção e diagnóstico de falhas permite uma minimização dos custos operacionais, pois a detecção prévia da falha possibilita a prevenção de problemas. Neste trabalho foi realizada uma abordagem da utilização de redes neurais artificiais (RNA) do tipo MLP (Multi-Layers Perceptrons) como ferramenta para classificação de detecção de falhas em uma unidade de HDT simulada. Falhas e operação normal foram corretamente classificadas utilizando a abordagem proposta.

 

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Na edição impressa
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Rnest: operação confi rmada para novembro

Repar: recorde de processamento
Recap: processamento 24% maior
RPCC: Petrobras avalia ampliação
Lubnor: duplicação em estudos
Reman: aumento de capacidade em testes
Reduc: maior produção de diesel e gasolina
Revap: processamento recorde
Refap: inovação garante performance de HDT

RPBC: aditivo permite maior processamento de RAT

Replan: derivados mais limpos

Regap: ANP autoriza
aumento de capacidade

Rlam: novas unidades para limpar derivados

Riograndense: investimento em efi ciência energética
Manguinhos: à espera de uma decisão do STF
Dax Oil: processamento de cargas importadas
Univen: fim da produção de combustíveis
   
Petróleo & Gás


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Jornal

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Empresas e Negócios

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Excelência Sustentável

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