Edição 344 • 2012

Estudo de caso: análise das causas de acidentes do trabalho na indústria química

 

Solange de Araújo Simões Corrêa e Fernando Toledo Ferraz Universidade Federal Fluminense - LATEC

Resumo
Este artigo apresenta uma avaliação das principais causas de acidentes do trabalho em indústria química brasileira. A metodologia utilizada é baseada no modelo de causalidade de acidentes Tripod-Beta, e busca, através de um estudo de caso, identificar por meio de 11 fatores básicos de risco (FBRs) quais as falhas latentes presentes em um sistema de gestão de segurança.

Os dados foram coletados em uma empresa petroquímica no período de 2006 a 2008. A partir da identificação das falhas latentes, que têm origem em decisões estratégicas e gerenciais, e levam à existência de condições inseguras no ambiente de trabalho, é possível contribuir para a adoção de medidas para controlar, reduzir e prevenir a ocorrência de acidentes.


Arquitetura integrada SDCD, CLP e CP de segurança

 

Heloisa Cristina Amado Engenheira de Automação Industrial Gerente de Engenharia – Invensys

Resumo:
A integração de um Sistema Digital de Controle Distribuído com outros sistemas de controle é um desafio para os engenheiros de processo, de instrumentação, de automação, de tecnologia da informação e para o usuário final. As soluções práticas e eficientes para monitoração e controle de processos são dependentes de variáveis como documentação de projeto, equipamentos de fornecedores nacionais e internacionais, redes industriais de campo padronizadas, tecnologias para a segurança de dados e acesso as informações. Neste artigo mostraremos como esse conjunto de variáveis deve ser analisado de forma multidisciplinar para obtenção da excelência que a indústria precisa para ser competitiva.

O uso de padrões e normas internacionais facilita a comunicação entre os agentes envolvidos no trabalho de integração da Arquitetura do Sistema de Controle. A solução mais utilizada atualmente para melhorar o desempenho da indústria de óleo e gás é baseada na construção de uma Arquitetura Integrada em que os sistemas de controle dedicados são associados a um Sistema Digital de Controle Distribuído. O objetivo final é atender às necessidades dos envolvidos na operação das unidades de processo aumentando a confiabilidade, reduzindo custos, integrando tecnologias e garantindo a segurança.



Distribuição de energia elétrica em instalações petroquímicas e áreas com atmosferas potencialmente explosivas - redução de riscos

 

Osvaldo Barbosa Engenheiro Consultor - Kanafl ex S.A. Indústria de Plásticos

Resumo
Dentre todos os segmentos industriais atualmente sob forte expansão no Brasil, um merece grande destaque: a indústria petroquímica. Certamente, nunca a indústria petroquímica tenha recebido tantos investimentos como recebe agora. A descoberta de novos campos de petróleo das reservas do présal aumentou ainda mais os investimentos e as oportunidades que necessariamente passam pela implantação / ampliação de plantas petroquímicas. Entre os muitos tipos de engenharia que apóiam o trabalho com produção de petróleo e produtos derivados a engenharia elétrica é uma das principais, sendo as instalações elétricas fundamentais e a disponibilidade confiável de energia elétrica um fator determinante para garantia de produtividade em todas as etapas. Redes de cabos elétricos, e sua infraestrutura associada, constituem caminhos físicos de interligação entre subestações, equipamentos, edificações, e a qualquer local em uma instalação petroquímica onde se faça necessária a chegada de energia elétrica.

A confiabilidade de qualquer sistema ou conjunto de equipamentos elétricos, por mais redundante que seja, depende diretamente dos meios de sua interligação e por onde trafega sua distribuição de energia, de comando, de supervisão e de controle. Nenhum sistema elétrico é mais confiável que sua infraestrutura de passagem e cabos de interligação. Neste artigo é abordada a importância da infraestrutura de passagem de cabos em redes elétricas sob o aspecto de seu modo construtivo, materiais possíveis de serem utilizados, com foco em segurança e vida útil. Uma maior abordagem é direcionada à infraestrutura para passagem de cabos em instalações elétricas em atmosferas potencialmente explosivas, aplicação que envolve os mais elevados níveis de segurança e confiabilidade desejáveis.


Implementando a gestão de segurança contra explosões no setor petróleo e gás

 

Estellito Rangel Jr. Coordenador Geral do PCIC BR - Petroleum and Chemical Industry Conference Brasil

Introdução
Apesar dos elevados requisitos para construção dos equipamentos destinados ao segmento petróleo e gás, o alto número de ocorrências de explosões e incêndios chama a atenção não só pelo número de vítimas, como pelos elevados prejuízos materiais e danos ao meio-ambiente.

Desta forma, é necessário que as empresas implantem um sistema de gestão de segurança dedicado à prevenção de explosões, devidamente integrado à gestão de segurança corporativa, de forma a abranger desde a formação de equipes conscientes e motivadas até o gerenciamento das mudanças nos processos, visando a preservação da longevidade da empresa no negócio. O artigo detalha algumas características e benefícios de um sistema de gestão de segurança contra explosões voltado para o segmento petróleo e gás.



Inovações no monitoramento de linhas dutoviárias: fibras óticas distribuídas

 

Caroline Gomes de Souza, Danilo dos Santos Souza Acadêmicos do Curso Tecnólogo em Petróleo e Gás – Faculdade do Sul da Bahia

Rodrigo Loreto Peres Prof. Orientador, Doutor em Química Orgânica, formado na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM


Resumo:
A ocorrência de irregularidades ao longo de uma linha dutoviária é algo corriqueiro podendo estar associada à uma diversidade de fatores dos quais pode-se ressaltar tremores de terra, tentativas de intrusão e falhas na soldagem dos tubos. Para averiguar a integridade da linha é de fundamental importância que se tenha um sistema de aquisição de dados eficaz e preciso. No decorrer dos anos muitos sistemas de detecção de irregularidades em linhas dutoviárias foram desenvolvidos.

Entretanto, a maioria destes produzem elevados números de alarmes falsos e só entram em ação quando consequências começam a ser observadas. Isto implica em sérios impactos ao meio ambiente, além de afetar a credibilidade da companhia responsável. Como solução para esses problemas foram desenvolvidos os sistemas online de monitoramento de linhas dutoviárias. Nestes, se encaixam as técnicas de detecção baseadas na utilização de fibras óticas distribuídas. Este trabalho apresenta uma tecnologia de detecção via fibras óticas distribuídas desenvolvido pela Omnisens, o Ditest, que é capaz de detectar disturbância tanto na temperatura quanto na tensão do duto. Nesta técnica dados são acessados em tempo real, e o sistema fornece a localização exata do escapamento, proporcionando confiança e agilidade no monitoramento de linhas à distância.



Instrumentação de processos à luz da norma regulamentadora NR-13

 

Antonio Carlos Fracasso Petrobras/Revap/MI-EI

Resumo:
O artigo trata de ações de readequação da instrumentação de processos associados aos equipamentos categorizados à Norma Regulamentadora NR-13 para vasos de pressão e caldeiras. Os profissionais qualificados devem mitigar os riscos de acidentes levando em conta conceitos e critérios normativos atuais. As especialidades técnicas devem participar do processo de conscientização, capacitação de pessoas, para estarem preparados para auditorias de NR-13.




Otimização linear: agregando valor na distribuição de matéria-prima de uma indústria petroquímica

 

Gustavo Henrique Müller – Ulisses Vargas Pereira TriSolutions Controle e Otimização de Processos

Lisiane Largura – Cristiane Tolotti Rossi Braskem S.A.


Resumo:
A redução nos custos de produção é cada vez mais importante em um mercado competitivo. Em muitas indústrias, os custos logísticos são o principal fator na composição do preço final de um produto, e desta forma a escolha correta dos canais que devem ser utilizados para transporte dos recursos é fundamental. Este trabalho apresenta a utilização da otimização de problemas lineares como ferramenta para redução de despesas com o transporte de matéria-prima. Aqui serão discutidas as variáveis utilizadas e a importância da otimização na tomada de decisões.



Resultados da implementação de controle avançado em unidades de processamento de gás natural

 

Mario C. Massa de Campos, Marcos Vinicius de Carvalho Gomes, André Dantas Petrobras - Cenpes

Resumo:
Este trabalho apresenta a metodologia e os resultados parciais de um programa de implantação de Controle Avançado em Unidades de Processamento de Gás Natural na Petrobras. Este artigo apresenta os principais conceitos do controle avançado e descreve a implantação desta tecnologia em unidades de processamento de gás natural. A experiência adquirida neste processo mostrou que a metodologia empregada e discutida neste artigo, para a condução dos projetos de implantação é fator crítico para o seu sucesso. Por exemplo, o processo contínuo de treinamento e envolvimento das equipes de operação, engenharia e manutenção é fundamental para o sucesso do projeto.

Outro ponto importante é definir alguns indicadores para quantificar os ganhos econômicos do projeto ao longo das várias fases de implantação do controlador. Em uma unidade o controle avançado proporcionou um aumento da rentabilidade da planta da ordem de US$ 13 milhões por ano devido a um aumento na produção de LGN.



As principais abordagens qualitativas de risco como ferramentas no gerenciamento em segurança de processo, suas características e evolução

 

Antonio Carlos Silva Petersen
Engenheiro Químico, graduado pela UFBA e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFBA. Mestre em Engenharia Química da UFBA, com estudos no âmbito de Análises de Quantificação de Risco e Consultor Sênior da DNV


Resumo:
Com a incidência de acidentes notadamente de grande proporções nas décadas de 60 e 70, mostrou-se necessária a consideração de técnicas que pudessem investigar, analisar e tratar preliminar e qualitativamente os cenários de acidente passíveis de ocorrência numa instalação de processo que operasse com produtos perigosos, seja para o homem, meio ambiente ou instalações. Este trabalho apresenta uma discussão a respeito das Análises Qualitativas de Risco mais utilizadas mundialmente, abrangendo seus surgimentos e suas características atuais, assim como suas limitações quanto às suas aplicações. Além disso, procura diferenciar as diferentes premissas de escolha entre uma técnica ou outra, apresentando, ainda, os importantes ganhos em cada uma delas e as principais fontes de erro encontradas quando de suas implementações.

Algumas referências mundiais foram citadas, a fim de globalizar a visão atual a respeito das técnicas qualitativas, assim como foi considerada a Norma de Gerenciamento de Risco do Estado da Bahia – NT 01/09, da Resolução CEPRAM Nº 3.965 de 30 de Junho de 2009, como uma das fontes mais novas de conceitos e tratamentos de risco. Assim, os resultados propostos neste estudo, possibilitam cooperar com as tomadas de decisões estratégicas no que tange a priorização de investimentos, de forma a prever um melhor dimensionamento de recursos e tempo para as análises dos riscos associados à determinada instalação.




<<< Voltar

LEIA MATÉRIA NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

Assine já!

 
Na edição impressa
Capa

- Regulamento da ANP exige sistemas de detecção de vazamentos para dutos

- Plano de gestão do ciclo de vida dos sistemas instrumentados de segurança da Braskem foca a necessidade do negócio versus os gaps tecnológicos

 
 
 
 

 

 



Todos os direitos reservados a Valete Editora Técnica Comercial Ltda. Tel.: (11) 2292-1838