Edição 313 • 2009

Gerenciamento digital integrado (GeDIg) do campo de petróleo de Carapeba
José Mazucato Junior, Cláudio Benevenuto de Campos Lima - Petrobras
Resumo
Gerenciamento Digital Integrado – GeDIg – é uma iniciativa corporativa da Petrobras de implantação da tecnologia de campos inteligentes de petróleo para alcançar a otimização da produção e dos custos com conseqüente aumento da recuperação da reserva de óleo e gás. O campo de Carapeba é o primeiro piloto, está localizado na Bacia de Campos e possui três plataformas fixas de produção com 43 poços produtores (produzindo com uso de bombeio centrífugo submerso - BCS) e cinco poços injetores.
O objetivo do projeto em Carapeba é utilizar o GeDIg para aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar o volume recuperado do reservatório de petróleo através do aumento da automação, integração e otimização dos processos utilizando um modelo de ambiente colaborativo onde dentro de um portal o usuário tem informações de processo, reservatórios, simulação e financeira onde o GeDIg consegue prover dados para embasar as complexas decisões que envolvem o processo de produção de petróleo.
Este artigo descreve a implementação do GeDIg no campo de Carapeba desde sua concepção até sua implementação, integrando as pessoas com um nível balanceado de tecnologia passando por seus modelos de fluxo, integradores de processos, sistemas customizados e exemplos práticos.


Sistemas de automação Foundation Fieldbus aplicados à monitoração e controle de processos em unidade offshore de exploração de petróleo e gás – uma quebra de paradigmas
Paulo Maurício - AC Engenharia e Sistemas
Emerson Couto da Costa - Estaleiro Mauá

Resumo
Da última década até os dias atuais, os sistemas de automação de processo das plataformas de petróleo e gás do Brasil incorporaram muitas novas tecnologias. Uma das mais importantes foram os sistemas de controle de processo baseados na tecnologia Foundation Fieldbus – FF. Esse trabalho se propõe a fazer uma breve descrição da tecnologia de redes de campo FF e como a sua utilização nas plataformas de petróleo e gás representou uma quebra de paradigmas.


Aplicação de técnicas de gerenciamento de alarmes na melhoria de um sistema de alarmes
Luciano André Farina, Gustavo Henrique Müller - TriSolutions Soluções em Engenharia
André Gomes Costa, Rafael Makoto Kuriki - Quattor

Resumo
Um sistema de alarmes é uma combinação de hardware e software para monitoramento da condição dos alarmes e transferência da informação para a operação. Se este sistema estiver bem configurado, o operador deve receber os alarmes, por meio sonoro ou visual, quando uma condição anormal está acontecendo no processo e este precisa uma ação em tempo limitado. Entretanto, estas não são as condições encontradas na grande parte das indústrias e, por isso, projetos de gerenciamento de alarmes vêm sendo adotados, também para projetos de novas unidades. Neste trabalho avaliou-se o sistema de alarmes de uma planta industrial, partindo-se do benchmarking deste sistema, de forma a se estabelecer um caso-base necessário para a definição do objetivo de desempenho a ser alcançado. Uma ferramenta comercial foi utilizada para gerar automaticamente diversos relatórios, os quais foram analisados para a identificação de problemas e sugestão de ações corretivas. Observou-se que o sistema da unidade apresenta um desempenho superior à média das indústrias do mesmo ramo, entretanto, está distante das recomendações. Durante o período de análise, notou-se que o desempenho da planta foi se degradando com o tempo, e foi identificada uma grande quantidade de alarmes contínuos que passam despercebidos pelo operador. Identificou-se problemas na instrumentação, alarmes redundantes, alarmes com problemas de configuração, e oportunidades para desabilitar alarmes, criar grupos de alarmes e configurar alarmes dinâmicos.


Projeto de implantação de gerenciamento de alarmes na Unidade de Coqueamento Retardado II (U-980A) da Refinaria de Paulinia (Replan)
Itamar José Machado - Engenheiro Senior de Processamento de Petróleo
Fábio Marcelo Souza Brogna - Engenheiro Pleno de Processamento de Petróleo
Sérgio Ricardo Azambuja d Ottaviano - Técnico de Operação Pleno
Petrobras - Refinaria de Paulínia

Resumo
Relato da experiência de implantação do gerenciamento de alarmes numa unidade de processo, da caracterização do problema de excesso de alarmes, da dimensão do trabalho, da abordagem sistematizada para solução do problema e os resultados obtidos.


Sistema para análise e otimização de alarmes em plantas petroquímicas
Gustavo B. P. Leitão - Mestre, Engenheiro de Computação – UFRN
Aderson Pifer - Mestre, Engenheiro de Computação – UFRN
Juliano Rafael S. de Araújo - Engenheiro de Computação – UFRN
Luiz Affonso Guedes - Doutor, Engenharia Elétrica – UFRN
Kaku Saito - Mestre, Consultor Técnico – Petrobras
Leonardo Aquino - Mestre, Engenheiro de Equipamentos – Petrobras

Resumo
O presente trabalho apresenta um conjunto de análises sobre dados de alarmes que pode ser empregado de maneira eficiente no tratamento de “distúrbios” causados pela gestão informal dos sistemas de alarmes. Dentre os distúrbios tratados por essas técnicas, encontram-se o reconhecimento dos alarmes mais freqüentes e intermitentes, localização de ciclos de avalanche de alarmes e correlação entre alarmes. Os resultados são apresentados através de um estudo de caso com alarmes de plantas petroquímicas. Por fim, são discutidos benefícios obtidos com a utilização destas funcionalidades.

Ambiente híbrido para concepção de sensores de software aplicados aos problemas da indústria petroquímica
Bruno X. Costa, Leonardo S. G. Ramalho, Igor O. Rodrigues, Daniel L. Martins, Adrião D.D Neto, Jorge D. Melo, Luiz Afonso H. G. G. Oliveira
Laboratório de Automação da Medição em Petróleo – UFRN
Resumo
O artigo apresentará um ambiente híbrido para concepção de sensores de software em redes industriais Foundation Fieldbus (FF). Tais sensores são voltados para resolução de problemas de medição e controle na indústria do petróleo, mais especificamente para a área de refino de petróleo e gás, contribuindo para aumentar a eficiência e redução dos custos operacionais dos processos de refino. Os sensores de software são baseados em algoritmos inteligentes, como redes neurais, lógica fuzzy e algoritmos genéticos. Esses algoritmos necessitam de dados de entrada, que no caso são dados de históricos de variáveis do funcionamento de plantas da indústria petroquímica. Uma das opções que o ambiente permite é a aquisição desses dados a partir de uma planta simulada através da rede FF. Logo, o ambiente apresenta uma característica híbrida, visto que é composto por uma parte real (a rede industrial) e uma parte simulada (o processo) com os sinais de controle e medição sendo reais. O ambiente é bastante flexível, permitindo a reprodução de diversas dinâmicas típicas de processos industriais sem a necessidade de alteração na rede física, possibilitando gerar diversas situações existentes em um ambiente industrial real.


Desenvolvimento de ferramentas de apoio à operação na tomada de decisões em unidades de recuperação de líquido de gás natural
Elenice Souza Mendonça, Mario C. M. M. de Campos - Cenpes / Petrobras
Maurício B. de Souza Jr. - Departamento de Engenharia Química – EQ – UFRJ

Resumo
Foram desenvolvidas ferramentas de apoio à operação na tomada de decisões em duas Unidades de Recuperação de Líquido de Gás Natural (URL’s) da Petrobras. Modelos foram elaborados para diagnosticar falhas em um equipamento-chave (compressor de propano do ciclo de refrigeração a propano) e sensores (de vazão, temperatura, pressão e nível) associados das URL’s. O sistema desenvolvido forneceu informação valiosa para o monitoramento de problemas operacionais pelas equipes de manutenção.

LEIA MATÉRIA NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

Assine já!

Na Edição impressa
  Empresas
Criação da Quattor gera sinergia de R$ 50 milhões anuais
  Petróleo & Gás
Após quatro anos tramitando no Congresso, Lei que institui marco regulatório para o gás natural é sancionada
Ao inaugurar o segundo terminal de GNL no país, presidente afirma que não quer depender do bom humor de ninguém
  Petroamérica
Petrobras e PDVSA adiam decisão sobre refinaria
 

Todos os direitos reservados a Valete Editora Técnica Comercial Ltda. Tel.: (11) 2292-1838